Agraciados

Cícero de Lima ( In Memoriam )

62Mabu008

Agraciado Cícero de Lima ( In Memoriam ). Medalha recebida por seu filho Carlos Lima (à esquerda) e entregue pelo diretor Antonio Tomaz (à direita).

Nascido em 1930 em São Paulo, sócio fundador da SNP e primeiro presidente da Sociedade Numismática Paranaense da sua fundação de 1991 até 1997. Um dos principais organizadores da SNP, envolvido desde seu início e na aquisição da primeira sede da SNP no Edifício Tijucas, faleceu em 15/09/2006 no cargo de vice presidente.

Enio Garletti

62Mabu009

Agraciado Enio Garletti (à direita). Medalha entregue pelo associado Ernani Straube (à esquerda).

Nascido em 1942 em São Caetano do Sul, São Paulo, formou-se em medicina na especialização de Oftalmologia. Hoje reside e exerce a profissão em Ponta Grossa, Paraná.
Como numismata é sócio fundador da SNP, onde se especializou em moedas de cobre do Brasil, cujos estudos renderam diversos artigos nos boletins da SNP, bem como o livro Classificação das Coroas do Cobre de 2015 e os livros Moedas de Cobre do Brasil Volumes I e II de 2018.

ATO ADMINISTRATIVO que Instituiu a medalha condecorativa do Mérito Numismático Paranaense

Constituída de suporte metálico circular, dourado, com as seguintes características: Anverso, no campo o distintivo da Sociedade, contornado por braços de cruz quadrada, cercada no fundo por resplendor, tendo no interior dos braços da cruz as cores branca e verde dispostas superior e inferiormente, e branca e azul dispostas lateralmente. Tudo suportado por fita de tecido de cores verde, branco e azul. Reverso, no campo a expressão Mérito Numismático Paranaense, contornado por ramos de carvalho e no entorno a representação de pérolas. Acompanha um alfinete (pin) circular, com as letras SNP superiormente e as cores branca e verde, e branca e azul, inferiormente.

Art. 1 – Fica criada a Medalha do Mérito Numismático Paranaense, destinada a galardoar o mérito de personalidades e entidades que venham prestando ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à numismática, em âmbito estadual ou nacional.

Art. 2 – A Medalha do Mérito Numismático Paranaense será concedida anualmente, no dia 6 de abril, data comemorativa da fundação da Sociedade Numismática Paranaense. A data poderá ser alterada para coincidir com o Encontro Nacional promovido pela SNP, sempre buscando o dia mais próximo do aniversário da Sociedade.

Art. 3 – A Medalha do Mérito Numismático Paranaense será destinada a sócios, não sócios ou entidades reconhecidas, e poderão ser concedidas uma ou duas condecorações por ano, sempre na mesma data.

Art. 4 – A concessão da Medalha dar-se-á mediante proposta e deliberação dos membros da Diretoria da Sociedade Numismática Paranaense, durante a reunião de dezembro do ano imediatamente anterior, conforme indicação e aprovação da maioria (metade mais um) de todos os membros presentes. Em caso de empate, caberá ao presidente em exercício o voto de qualidade. Extraordinariamente a reunião que decidirá as concessões do ano de 2019, será realizada na reunião de 2 de março do mesmo ano.

Art. 5 – Em caso de impossibilidade de reunião em dezembro, a reunião de concessão da Medalha dar-se-á na primeira reunião realizada após dezembro.

Art. 6 – A primeira condecoração será conferida aos descendentes do Sr. Cícero Lima, primeiro presidente da Sociedade Numismática Paranaense.

Art. 7 – Compete aos membros da diretoria:
I – aprovar ou rejeitar as propostas que lhe forem encaminhadas;
II – zelar pelo prestígio da Medalha e pela fiel execução deste decreto e do regulamento a ele pertinentes;
III – propor medidas necessárias ao bom uso dessa condecoração;
IV – suspender ou cancelar o direito de uso da Medalha, em razão de ato incompatível com a dignidade da honraria, mediante votação pela maioria.
Parágrafo único – As deliberações deverão ter caráter sigiloso, restrito aos membros da diretoria, sendo divulgados somente os nomes agraciados.

Art. 8 – Compete exclusivamente aos membros da Diretoria propor nomes de pessoas ou entidades passíveis de agraciamento com a Medalha.

Art. 9 – A entrega da Medalha será feita em solenidade realizada durante o Encontro com data mais próxima ao dia 6/abril, aniversário da SNP.

Art. 10 – A Medalha poderá ser conferida “post-mortem”, e sua entrega será feita a cônjuge, descendente, ascendente ou irmão da pessoa agraciada, nessa ordem.

Art. 11 – A Medalha deverá conter o escudo da SNP e será acompanhada de pin ou botton e diploma, assinado pelo Presidente e pelo Primeiro Secretário

Art. 12 – As despesas decorrentes da aplicação desse decreto correrão à conta do orçamento próprio da SNP.

Art. 13 – Este decreto entra em vigor na data de sua aceitação pela maioria da Diretoria da SNP e deverá ser anexado ao livro de atas dessa sociedade.

Art. 14 – 0 desenho do conjunto de condecorações está anexo a este ato administrativo.

Curitiba, 02 de Março de 2019.

Medalha

Desenho da Medalha: Fagner Máximo da Silveira

Pin

Heráldica: Professor Ernani Straube